Conheça os principais tipos de cerveja!

Para nós que adoramos cerveja desde muito jovens, só existe um tipos de cerveja, aquela levinha, quase sem amargor, que deve ser tomada bem gelada, mas de uns tempos pra cá descobri que existem vários tipos de cervejas um mais surpreendente que o outro.

Uma curiosidade: Você sabia que as cervejas no Brasil conhecidas como pilsen não são pilsens? Nós somos enganados…

E muitas grandes cervejarias estão tendo que mudar seu modo de operar, até a Ambev tá mudando..

E estão fabricando outros tipos de cerveja e estes tipos são ótimos para harmonizar com comida.  

Agora vou falar um pouco dos tipos de cerveja mais consumidos de cerveja no mundo:

Pale Ale: cerveja típica da Inglaterra, tem a expressão Pale (pálida) para indicar a cor mais clara desta bebida, são cervejas que produzem menos colarinho por ter baixa carbonatação (pouco gás carbônico), tendem a ser mais amargas.

Porter: o nome é derivado dos trabalhadores portuários que misturavam a cerveja ale com outras para conseguir uma cerveja mais escura, de sabor mais forte e alto teor alcoólico. É elaborada com malte bastante torrado. Cerveja de cor escura. Aromas lembrando nozes, chocolate, café. Com espuma castanha.

Stout: é um estilo mais forte do que a Porter, porém com certas semelhanças. São mais encorpadas. Cervejas escuras (negras), maior teor alcoólico, com espuma castanha e cremosa. Pouca carbonatação.

Indian Pale Ale (IPA): Fabricada para o exército britânico na Índia, bastante lupulada para aguentar a longa viagem. Sabor frutado, médio teor alcoólico (5%). Geralmente mais amarga, podendo ter características aromáticas perfumadas, cítricas e florais.

Weiss ou Weizen: São as cervejas de trigo de estilo alemão. São feitas com no mínimo 50% de grãos de trigo maltado e não usam nenhum outro adjunto (temperos). Geralmente não são filtradas, daí a aparência turva. Tem leve sabor frutado, deixando na boca (retrogosto) um gosto de banana e cravo. Possui bastante espuma branca e é bem efervescente.

Pilsner ou Pilsen: Nome derivado desta cidade da Rep. Tcheca. Cervejas mais lupuladas, com maior amargor e dividem-se em duas escolas: a German Pilsner, possui menos malte e mais lúpulo, com espuma branca e cremosa, mais seca e leve. Outra escola é a Bohemian Pilsener, estilo rico em buquê, refrescante e com acentuado sabor de malte em equilíbrio com o lúpulo. Sempre cristalina.

Munich Dunkel: Dunkel significa escura em alemão, portanto as essas cervejas são escuras-avermelhadas, produzidas originalmente em Munique. Bastante maltada e espumante, com leve sabor torrado, lembra pão torrado. Aroma com toques levemente adocicado de toffe.

Bock: São cervejas avermelhadas. Possuem um complexo sabor maltado devido às misturas de maltes de Viena e Munique. Com graduação alcoólica mais alta indo normalmente de 6% a 14%. Requerem um tempo de maturação maior que as outras lagers, geralmente meses.

Este são os tipos de cerveja mais consumidos de cervejas, você conhecia todos?