Aprenda o que são estilos de cerveja

Até um tempo atrás não muito distante, íamos até o supermercado e comprávamos a nossa marca de cerveja predileta e levávamos para nosso churrasco. Se é que podemos chamar aquelas coisas sem sabor de cervejas.

Porém de uns tempos pra cá, várias marcas diferentes estão chegando cada dia mais nas prateleiras e pior ou melhor pra quem gosta, como eu, várias cervejas da mesma marca com nomes diferentes, cores diferentes, sabores diferentes, aromas e gostos, enfim…

Por isso há algum tempo atrás foi criado um guia de estilos de cerveja para classificar estes sabores e aromas. Para que houvesse uma padronização, ou seja, para que cada cerveja com determinadas características tivesse os mesmos nomes.

Assim ficaria mais fácil tanto para quem quer criar uma cerveja, quanto para quem vai consumir, que sabendo o nome dos estilos de cerveja ele não precisa ficar apegado a marcas, pois sendo do mesmo estilo ele terá características parecidas, lembrando que cada cerveja é única e é muito difícil que você encontre cervejas iguais.

Quando eu comecei a apreciar cervejas artesanais eu ficava perdido, Pilsen? Weiss? IPA? O que é isso? VocÊ fica muito confuso mesmo, não fique com vergonha de perguntar para o garçom não, nós brasileiros temos esta vergonha de perguntar algo, mas é normal, ninguém nasceu sabendo de tudo e conhecimento nunca é demais, principalmente em uma área tão gostosa quanto esta.

Fica até mais fácil na hora de harmonizar cervejas e comidas, porque sabendo os estilos de cerveja você já sabe quais as características que predominam tanto no aroma como no sabor Mas se você não sabe muita coisa sobre estilos de cervejas, mas mesmo assim que harmonizar com comida tem este livro aqui é muito bacana. Ele te ensina tudo o que você precisa saber sobre harmonização e ainda explica alguns estilos de cervejas.